Antes de mais nada, é fundamental reforçar a importância dos freios no veículo. Afinal, eles são componentes essenciais do carro e podem ser extremamente úteis para evitar um acidente. De acordo com um levantamento da Polícia Rodoviária Federal, mais de 12 mil acidentes durante o período de 2017 a 2019 foram ocasionados por falhas mecânicas.
Pensando nisso, preparamos uma série de informações sobre a manutenção do sistema de freios do carro e como realizar essa tarefa de forma correta, a fim de garantir uma direção segura. Vamos lá?
O que são as pastilhas de freio?
As pastilhas de freio são pequenas peças que compõem o sistema de freio a disco. Normalmente, elas são encontradas na parte dianteira do carro e servem para reduzir a velocidade do veículo, diminuindo a rotação até que o veículo pare completamente.
Por conta do atrito gerado durante o uso, as pastilhas sofrem desgastes ao longo do tempo e, com isso, podem comprometer o acionamento dos freios. Por isso, é fundamental verificar como estão esses componentes.
Quais são os sinais de que o freio precisa de manutenção?
Se o veículo está fazendo barulhos estranhos na hora de acionar os freios, como ruídos e chiados, é melhor verificar. Ao ouvir algo suspeito, a recomendação é levar em um mecânico de confiança e averiguar o ocorrido, pois pode ser a hora de trocar as pastilhas do freio.
Outro ponto a ser observado são as alterações no pedal. O motorista pode sentir mais dificuldade ao acionar o pedal do freio, fazendo mais força do que o habitual. Portanto, esse também pode ser um indicativo de que as pastilhas do freio estão desgastadas.
Além disso, os condutores devem ter atenção ao painel. Além de fornecer informações importantes do automóvel, as luzes podem indicar um problema no sistema de freios. Logo, se a luz de freio estiver acesa por tempo demais, o ideal é consultar um especialista.
Como fazer a manutenção das pastilhas de forma correta?
Como descrito anteriormente, as pastilhas de freio são componentes essenciais no sistema de frenagem do carro. Por conta disso, é preciso que a sua manutenção seja feita de forma correta, a fim de reduzir os danos.
Sendo assim, na hora de fazer a troca das pastilhas, procure um mecânico de confiança. Ele poderá avaliar a situação do componente, conferir qual o modelo apropriado para o veículo e determinar se há algum problema em um outro lugar do sistema de frenagem.
Quais são os cuidados essenciais para evitar problemas no freio?
Apesar da troca de pastilhas ser um serviço recomendado para ser feito por um profissional que entenda do assunto, há alguns cuidados que é possível tomar para evitar danos no freio do carro.
A primeira recomendação é utilizar os freios de forma correta. Nada de freadas mais bruscas e nem frear nas curvas. Reduza a velocidade e mantenha o carro estável.
Um outro componente que está diretamente relacionado às pastilhas é o fluído de freio. Esse também deve ser verificado regularmente para evitar problemas nos freios do veículo.
Além disso, é preciso ter um acompanhamento e verificar o estado das pastilhas e do automóvel como um todo. Essa medida preventiva, como já dito anteriormente, pode ser fundamental para prevenir problemas mais sérios.
Por fim, vale ressaltar que a manutenção do veículo é uma tarefa que deve ser feita de maneira periódica, com um profissional qualificado. Afinal, o sistema de freios de um veículo é de grande importância, principalmente na hora de evitar acidentes.
No Center Car, os clientes também encontram um serviço de mecânica especializado. São profissionais preparados para atender as mais diversas demandas. Para saber mais, é só clicar no link.