BRASIL

Procurar

Saiba a forma correta de passar em um quebra-molas

Saiba a forma correta de passar em um quebra-molas
Conheça os tipos de quebra-molas

Antes das dicas sobre como passar em um quebra-molas, é importante ter em mente que existem tipos diferentes desse aparato. E, como já dito anteriormente, eles são construídos com o objetivo de reduzir a velocidade na via e, com isso, garantir mais segurança no trecho.

Portanto, no trânsito, os condutores vão encontrar quebra-molas dos Tipo A e do Tipo B. O primeiro possui 3,5 metros de comprimento e reduz a velocidade do carro a 30 km/h. E o segundo mede 1,5 de comprimento e é capaz de reduzir a velocidade do automóvel a 20 km/h.

Essas especificações são determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, que também define onde os quebra-molas podem ser instalados. Nesse caso, os Tipos A e B do dispositivo só podem ser colocados nas vias urbanas.

Sinalização dos quebra-molas

A instalação de um quebra-mola também inclui o processo de sinalização do local. Afinal, é esse trabalho que vai ajudar o condutor a identificar a lombada e, com isso, a passar corretamente pela via.

Dessa forma, o Contran determina que o quebra-molas deve estar sinalizado com a pintura de faixas amarelas e placas de trânsito. As placas devem ser colocadas a alguns metros antes do quebra-molas e no ponto onde o dispositivo estiver. Além disso, deve constar a velocidade permitida no trecho.

Quem pode colocar um quebra-molas?

Segundo o Contran, o quebra-molas é usado como redutor de velocidade somente em casos especiais. Por isso, antes de colocar uma lombada na via é preciso um estudo prévio feito por um engenheiro de tráfego.

Em casos onde a população queira a instalação de um quebra-molas, o processo é feito pela administração regional da cidade, que leva ao Detran a solicitação. A partir disso, é analisada a possibilidade da construção de uma lombada no local.

Como passar em um quebra-molas?

Existem algumas orientações para passar em um quebra-molas de forma correta. São elas:

Assim que avistar a placa de um quebra-molas à frente, reduza a velocidade;
Diminua as marchas até chegar a 2ª. Se o quebra-mola for mais alto, passe de 1ª;
Passe pela lombada bem devagar e com o carro de forma alinhada. Mantenha o pé fora da embreagem;
Retome a velocidade aos poucos e respeitando o limite da via.

Pode passar no quebra-molas com o carro em diagonal?

Essa é uma dúvida que muitos condutores podem ter ao passar em um quebra-molas. Nesse caso, não é uma boa ideia colocar o veículo na diagonal, já que o movimento pode trazer danos ao carro.

Quando o automóvel passa por uma lombada há uma força sendo exercida sobre os componentes de suspensão. Por isso, se o veículo estiver alinhado, essa força vai ser melhor distribuída. Caso contrário, pode acontecer uma força de torção que põe carga sobre o sistema de soldagem e danifica os componentes.

Pode pisar na embreagem na hora de passar no quebra-molas?

Assim como não é recomendado passar na diagonal, também não é ideal pisar na embreagem na hora que estiver passando em um quebra-molas. Inclusive, se a ação for para frear o carro.

Ao acionar os freios do veículo, todo o peso vai para o eixo dianteiro e isso pode causar uma sobrecarga no conjunto de tração e suspensão. Portanto, para evitar danos nesses componentes, o motorista não deve frear quando estiver passando pela lombada.

O que acontece se passar em um quebra-molas em alta velocidade?

Como citado anteriormente, passar em um quebra-molas em alta velocidade pode significar um perigo ao condutor. Além disso, também há o risco de danos no veículo.

Os componentes da suspensão do carro podem ser afetados, o que causa menor durabilidade e afeta os amortecedores e molas. Esses problemas podem deixar o automóvel desalinhado e, com isso, o motorista fica exposto a acidentes.

Portanto, caso o condutor tenha passado em uma lombada em alta velocidade e esteja notando ruídos e vibrações diferentes no veículo, é interessante pedir ajuda ao especialista. Nesse caso, ele pode entrar em contato com os serviços do Center Car para entender o que está acontecendo no carro.

Para além desses cuidados, também é fundamental verificar os outros componentes do automóvel e apostar nas revisões periódicas. Essas dicas podem salvar o motorista de problemas indesejados, além de também contribuir para a segurança no trânsito. Afinal, é importante rodar com o carro nas condições ideais.

Por fim, vimos que os quebra-molas são dispositivos importantes no trânsito, mas devem ser aplicados de forma supervisionada e após uma avaliação rigorosa. Eles também devem seguir os padrões determinados pelo Contran para que o motorista possa identificar as lombadas.

Após a identificação, é preciso seguir as dicas e passar pelos quebra-molas de forma correta. Além de evitar acidentes, o condutor previne danos nos componentes do veículo.

Últimas Notícias

Todos os Direitos Reservados