A Bugatti anunciou o lançamento do Tourbillon, seu novo hypercar que redefine os padrões de performance e luxo na indústria automobilística.
Este lançamento marca uma nova era para a Bugatti, sendo o primeiro modelo em mais de 20 anos que não utiliza o icônico motor W16, substituído por um inovador motor V16 de 8,3 litros, naturalmente aspirado, em conjunto com um sistema de motores elétricos que entregam um total de 1.800 hp.
O novo motor V16 foi desenvolvido com a colaboração da Cosworth e, diferentemente do antecessor W16, não possui turbo.
Com isso, evidencia a habilidade técnica envolvida em alcançar uma potência tão elevada sem recorrer à sobrealimentação.
Complementando o motor a combustão, o sistema elétrico inclui dois motores no eixo dianteiro e um no traseiro, alimentados por uma bateria de 25 kWh.
O Tourbillon também se destaca pelo uso extensivo de materiais inovadores em sua construção, como o composto de carbono T800 para a estrutura do chassi, que contribui para a redução do peso total do veículo, permitindo uma performance superior mesmo com a adição de um sistema híbrido.
A aerodinâmica foi cuidadosamente estudada, com cada superfície, entrada e saída de ar projetadas para maximizar a eficiência em velocidades superiores a 400 km/h.
No interior, a Bugatti optou por uma abordagem que valoriza componentes atemporais, com um painel de instrumentos analógico projetado por relojoeiros suíços e detalhes em cristal e alumínio que realçam o luxo e a sofisticação do veículo.
Este design busca garantir que o carro mantenha sua relevância e beleza por décadas, tal como uma obra de arte.
O Bugatti Tourbillon é uma clara demonstração do compromisso da marca com a excelência em engenharia e design, mantendo-se fiel às raízes históricas da Bugatti enquanto olha para o futuro da mobilidade de alto desempenho.
A produção será limitada a 250 unidades, com as entregas programadas para começar em 2026, ao preço inicial de 3,8 milhões de euros (R$ 22 milhões).
Ficha Técnica – Bugatti Tourbillion
Bugatti Tourbillon | Ficha Técnica |
Aceleração | |
0 – 100 km/h | 2.0 segundos |
0 – 200 km/h | Menos de 5.0 segundos |
0 – 300 km/h | Menos de 10.0 segundos |
0 – 400 km/h | Menos de 25.0 segundos |
Performance | |
Potência máxima | 1.800 hp |
Velocidade máxima | 380 km/h (limitada), 445 km/h com Speed Key |
Massa (DIN) | Menos de 1.995 kg |
Alcance apenas elétrico (WLTP) | Mais de 60 km |
Motor a Combustão | |
Configuração do motor | V16 Aspirado Naturalmente |
Arquitetura/Deslocamento | V90° / 8.3 litros |
Potência máxima | 1.000 hp |
Torque máximo | 900 Nm |
RPM máximo | 9.000 rpm |
Dimensões | |
Comprimento | 4.671 mm |
Largura (com espelhos laterais) | 2.051 mm (2.165 mm) |
Altura | 1.189 mm |
Entre-eixos | 2.740 mm |
Eixo Dianteiro | |
Motor | 2x 250 kW motor duplo |
Torque máximo | 3.000 Nm nas rodas |
RPM máximo | 24.000 rpm |
Inversor | SiC Mosfets Inversor |
Sistema de direção | Vetorização total de torque |
Motor Traseiro P2.5 | |
Motor | 250 kW |
Torque máximo | 240 Nm |
RPM máximo | 24.000 rpm |
Inversor | SiC Mosfets Inversor |
Transmissão | |
Tipo | DCT longitudinal de 8 velocidades |
Diferencial | Diferencial de deslizamento limitado eletrônico até 2.500 Nm |
E-Synchro | Maior flexibilidade na combinação de marchas |
Refrigeração | Refrigeração direta de alto desempenho |
Bateria de Tração | |
Arquitetura | 800 V |
Potência máxima | Mais de 600 kW (pico) |
Energia | 24.8 kWh (bruto) |
Refrigeração | Refrigeração direta de alto desempenho |