Mudanças foram focadas no visual e no interior, a última minivan grande do Brasil ficou mais segura e prática para a família
A Kia Carnival voltou a ser vendida no Brasil após um breve hiato. Essa é a única minivan grande disponível no Brasil e ganhou um face lift, que trouxe junto algumas melhorias no interior. O preço é R$ 649.990.
O visual da dianteira foi inspirado pelo EV9, ganhando luzes diurnas em LED que avançam sobre a grade. O conjunto óptico que era horizontal ganhou um elemento vertical, onde é alocado os faróis altos e baixo em LED.
Na traseira ocorreu algo similar: as lanternas seguem interligadas, mas ganharam um elemento vertical. O visual da geração atual da Kia Carnival possui capô horizontal e inspirações nos SUVs.
O interior conta com as telas do painel digital e da central multimídia interligadas pela mesma moldura. Próximos a ela estão os botões físicos que comandam funções importantes e podem ter seu uso alternado.
A cabine ganhou novas entradas USB do tipo C no encosto dos bancos dianteiros para os passageiros traseiros. A configuração importada para o Brasil possui oito lugares.
Kia Carnival ganhou reforço na segurança
O grande destaque nessa renovação foi a ampliação do pacote ADAS Kia Drive Wise. Ele agora conta com o assistente de estabilidade para reboques, algo importante para um veículo capaz de rebocar até 2.810 kg.
O pacote também traz frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego com assistente ativo, farol alto automático, cruise control adaptativo, assistente de centralização em faixa e câmeras com visão de 360°. A Carnival conta também com sistema que não permite a abertura das portas traseiras caso exista um veículo se aproximando. Os ocupantes são protegidos por oito airbags, que protegem até quem está na última fileira.
Motor V6 continua em linha
Sob o capô da Kia Carnival está o V6 3.5 da família Lambda, com injeção eletrônica multiponto tradicional. Esse motor é um velho conhecido de quem compra a minivan, com potencia de 272 cv e 33,2 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas.
Apesar de ir contra a tendência de motores turbinados ou com injeção direta, o V6 aspirado da Kia joga a favor da confiabilidade e facilidade de manutenção, além de ter funcionamento suave. Algo importante para um carro com proposta familiar e que poderá ser usado em viagens.
O conjunto de suspensão utiliza McPherson na dianteira e multilink na traseira. A montadora garante que isso confere uma condução mais segura e confortável para a Carnival.