Informação foi antecipada recentemente pelo gerente-geral da empresa na Austrália
Desejo de longa data dos fãs mais aguerridos do Jimny, o lançamento de uma inédita variante picape parece estar sendo considerado internamente pela Suzuki. Em conversa recente com o site australiano CarSales, o gerente-geral da Suzuki Austrália falou sobre o potencial do jipinho e deu a entender que uma versão com caçamba pode ser lançada no futuro.
“O projeto, eu diria, não está morto. Imagine um Jimny com dois assentos na frente e nada atrás”, disse Michael Pachota. A novidade, se confirmada, chegaria ao mercado como forma de dar conta da crescente demanda por um Jimny com caçamba. Há anos, empresas independentes de diversos países realizam conversões do tipo e transformam o jipinho em caminhonete.
A própria Suzuki, de olho no gosto do público por uma versão do tipo, apresentou no Salão de Tóquio de 2018 o conceito Jimny Sierra Pickup Style. O protótipo contava com cabine simples, caçamba com ganhos integrados para amarração, luzes de longo alcance no teto e pneus off-road. Havia ainda pintura dourada da carroceria, faixa lateral imitando madeira e o logotipo de um dos programas de preservação da marca, com um rinoceronte.
Outro caminho foi sugerido pelo site russo Kolesa, neste caso com cabine dupla. As projeções (modelo azul) dão ideia de uma picape intermediária, com porte de Chevrolet Montana, e visual alinhado ao design do SUV. Um modelo de produção nestes moldes teria como diferencial a proposta off-road evidenciada pela carroceria construída sobre chassi (maior garantia de robustez) e pelo sistema de tração 4×4 Allgrip.
Além da picape, Pachota adiantou que a Suzuki trabalha na eletrificação do Jimny em duas frentes. Na primeira, está em curso o projeto de um Jimny híbrido pensando para atender as regras anti-poluição cada vez mais rígidas de muitos mercados e com lançamento previsto para 2025. Já na segunda, os planos incluem um Jimny totalmente elétrico e com estreia programada para 2030.