BRASIL

Procurar

Avaliação: Fiat Mobi Trekking é hatch de entrada que decepciona no consumo

Hatch subcompacto se provou menos econômico do que o apontado pelo Inmetro

Você pode até procurar, mas dificilmente vai encontrar algum carro 0 km mais barato que Fiat Mobi ou Renault Kwid. A dupla rivaliza pelo posto de veículo mais em conta do Brasil e no cenário atual são considerados os mais “populares”.

O problema especificamente do Fiat Mobi começa quando colocamos o subcompacto à prova. Durante o nosso período de avaliação rodamos 333 km com o hatch para descobrir seus pontos positivos e negativos. O resultado você acompanha a seguir para decidir se vale a pena pagar R$ 76.990 pela versão topo de linha ou R$ 72.990 na opção Like..

Fiat Mobi Trekking 2024 – Pontos positivos

Seguro

Por ser um carro 0 km com o preço geralmente mais baixo do mercado., o Fiat Mobi atrai compradores, principalmente locadoras e particulares interessados em atuar com transporte por aplicativo.

Claro que o custo com o seguro vai depender de cada perfil, uma variação difícil de prever. No entanto, na ponta do lápis, o Mobi acaba sendo uma opção mais viável do ponto de vista financeiro.

Manutenção

Com uma proposta de um carro feito para rodar no dia a dia, o Mobi tem lá suas vantagens, quando o custo da manutenção. Em concessionárias, por exemplo, o valor da primeira revisão com 15.000 km rodados seria de R$ 528,00. A próxima é de R$ 716,00, isso tudo para troca de itens básicos como filtro e óleo por exemplo.

Motor

Um dos trens de força mais resilientes do atual mercado, o motor Fire resistiu ao tempo e as normas de emissões cada vez mais rígidas. Esse motor rende 74 cv e 9,7 kgfm de torque com etanol.

Apesar de ser um projeto antigo, associado ao baixo peso do Mobi, confere desempenho suficiente para um veículo de entrada.

Ângulos de entrada, saída e vão livre do solo

Os 3,60 metros de comprimento do Mobi não deixam dúvidas que o espaço interno será comprometido, assim como os 200 litros de porta-malas oferecidos. A vantagem do Mobi surge com seu porte de subcompacto e 19 cm de vão livre do solo, além dos 23,9 ° de ângulo de entrada e 4,07° de saída.

Vai ser difícil raspar a frente ou o meio do carro em um obstáculo urbano. Claro que o teste não vale a pena, mas transpor valetas, lombadas e até mesmo os buracos mais incômodos não será um problema para o hatch.

Rodagem

É inegável que o Mobi tem um acerto bem justo para as armadilhas do asfalto brasileiro. Além dos ângulos citados acima, a dirigibilidade vai de acordo com a proposta do subcompacto.

Basta não exigir demais do motor Fire Fly e você estará na quarta marcha pouco acima dos 40 km/h, no câmbio manual de cinco marchas, rodando tranquilamente.

Fiat Mobi Trekking 2024 – Pontos negativos

Consumo

Logo de início, o ponto mais crítico do Mobi é o seu consumo. Posicionado como carro de entrada, o motor Fire de quatro cilindros é um velho conhecido e já mostrou sua eficiência em outros hatches do passado como Fiat Palio e Uno.

O peso de 961 kg também favorece o subcompacto. Então, qual o motivo para um consumo de 12,7 km/l na cidade na gasolina?

De acordo com o Inmetro, o Mobi tem os seguintes números de consumo: 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Rodamos 333 km em uma semana nas mais diversas situações pela cidade São Paulo: horário de pico (marginais e principais avenidas), trajetos curtos por bairros e até com um tráfego fluído sem o anda e para. Ao final, o computador de bordo atestou 13,7 km/l.

Entretanto, o gasto foi de 26,22 litros de gasolina do tanque de 47 litros. Com isso, o resultado real foi de 12,7 km/l.

Projeto ultrapassado e caro

Recentemente, a Mobiauto fez outro artigo explicando em detalhes os futuros de Fiat Mobi e Renault Kwid. Mesmo com o número de vendas em dia, a dupla está mais próxima de uma aposentadoria do que renovação.

Essa provável despedida está diretamente ligada ao novo posicionamento das respectivas marcas italiana e francesa no mercado. A visão de futuro revelada pelas fabricantes deixa claro que a rivalidade entre Mobi e Kwid está próxima do fim, ao menos nos veículos novos.

Falta de equipamentos

Assim como o custo com equipamentos obrigatórios aumenta o preço final de um veículo, o consumidor também cobra cada vez mais por equipamentos, principalmente de tecnologia embarcada.

No Mobi, por exemplo, a versão Treckking oferece ajuste elétrico  dos retrovisores e rodas de liga leve, mas como opcionais. Tudo bem que se trata de um veículo de entrada, o problema é que esses itens já subiram da prateleira do básico.

Central Multimídia

A Fiat anuncia que o Mobi Trekking possui pareamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio, o que é bom para uma versão de entrada. Por outro lado, a central multimídia de 7 polegadas do Mobi é pouca responsiva e não foi possível testar a conexão, pois a unidade que usamos não respondia a alguns comandos touch na tela.

Fiat Mobi Trekking – ficha técnica

Motor: 1.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, aspirado, 8V e comandode válvula no cabeçote.

Taxa de compressão: 13, 0:1

Potência: 71 cv (gasolina) / 74 cv (etanol) a 6.250 rpm

Torque:  9,3 kgfm (gasolina) / 9,7 kgfm (etanol) a 3.250 rpm

Peso/potência: 12,99 kg/cv

Peso/torque: 99,1 kg/kgfm

Câmbio: manual de cinco marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 14,9 segundos

Velocidade máxima: 151 km/h

Consumo Inmetro: 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Dimensões: comprimento do veículo: 3.596 mm, largura do veículo 1.666 mm, altura do veículo 1.523 mm, distância entre-eixos 2.304 mm, 47 litros de tanque de combustível e 200 litros de porta-malas.

Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados e a tambor na traseira; vão livre do solo 19 cm; ângulo de ataque, 23,9°; ângulo de saída, peso em ordem de marcha, 961 kg, pneus R14.

Fiat Mobi Trekking – itens de série

  • ASR (Controle de Tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda
  • Calotas exclusivas (escurecidas)
  • Caracterização Trekking (Adesivo no capô, badge no teto, pintura lateral preta e identificação na tampa traseira)
  • Central Multimídia de 7″ com tela touchscreen e sistemas Android Auto e Apple Car Play com conexão Wireless, Volante multifuncional, Conexão Bluetooth, Entrada USB, Sistema de reconhecimento de voz
  • Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros
  • Console de teto (porta objetos)
  • ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • Hill holder (Assistente de partida em rampa)
  • Logo FIAT grade dianteira e tampa do porta mala escurecido
  • Luz diurna de seguranca – Daytime running lights (DRL)
  • Maçanetas na cor do veículo
  • Pré-disposição para rádio (4 alto-falantes com 2 tweets e Antena)
  • Regulagem de altura manual do facho do farol
  • Repetidor lateral nos retrovisores
  • Retrovisores externos pintados em preto
  • Ar-condicionado
  • Banco traseiro rebatível
  • Bancos dianteiros com bolsa porta objetos no encosto
  • Bancos dianteiros com bolsa porta-objetos no encosto
  • Barra de proteção nas portas
  • Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras
  • Brake-light
  • Chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cinto de segurança traseiro retrátil 3 pontos
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio,consumo instantâneo, autonomia)
  • Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro)
  • Direção hidráulica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Faróis com máscara negra
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Grade dianteira texturizada
  • HCSS (partida a frio sem tanque combustível auxiliar)
  • HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
  • Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
  • Molduras nas caixas de roda
  • Motor Fire 1.0 EVO 8V Flex
  • Painel (moldura) e maçanetas na cor preta
  • Parachoques exclusivos
  • Para-choques na cor do veículo
  • Porta-malas com tapete em carpete
  • Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor)
  • Retrovisores externos com comando interno mecânico
  • Revestimento externo nas colunas B e C das portas
  • Revestimento interno em todas as colunas
  • Rodas de aço estampado 5.5 x 14′ com calotas integrais + Pneus com baixa resistência a rolagem 175/65 R14
  • Suspensão elevada
  • Tampa traseira do porta-malas em Vidro estrutural de alta resistência na cor preta
  • Tomada 12V
  • TPMS (sensor de pressão dos pneus)
  • Válvula antirrefluxo de combustível.
  • Vidros elétricos dianteiros (one touch e antiesmagamento) e travas elétricas nas 4 porta s
  • 3 apoios de cabeça do banco traseiro

Vale a pena comprar um Fiat Mobi?

Um subcompacto como o Mobi já tem lá suas limitações de conforto, mas costuma se virar muito bem na falta de espaço caótico dos grandes centros urbanos. Nesse último quesito, o Mobi se sai muito bem.

Contudo, o maior empecilho começa quando o interessado olha para o cifrão e o valor que está ao lado. Entre R$ 72.990 (Like) e R$ 75.990 (Treckking), o subcompacto tem sua versatilidade, mas está longe de ser considerado um carro popular.

Últimas Notícias

Todos os Direitos Reservados